Semana das Artes e Literatura
(Palestra)
23 de Abril (2024)
Escola Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão)
23 de Abril (2024)
Escola Camilo Castelo Branco (Vila Nova de Famalicão)
"No passado dia 23 de Abril regressei à minha Escola onde frequentei o meu secundário e fiquei contagiado com um ambiente e uma energia que exaltaram a Arte, a Literatura e a Liberdade. Diversas exposições de arte que enriqueciam os diferentes espaços acompanhados por canções cantadas ao vivo pelos alunos.
Fui um sortudo por poder participar nesta semana de Arte e Literatura partilhando a minha arte com alguns destes jovens artistas que tão bem me receberam.
Muito obrigado pelo convite e iniciativa.
Muito obrigado Professora Catarina Teixeira pela iniciativa e apoio à Arte."
por Zamith, F. (Abril, 2024)
"SEMANA DAS ARTES - Atividade “À conversa com o artista”
No dia 23 de abril, no âmbito da Semana das Artes, numa articulação com o Projeto Cultural de Escola: A tua (P) Arte e a Semana da Leitura esteve presente, na Biblioteca Escolar da Escola sede o ilustrador e escritor, Francisco Zamith.
O artista, famalicense e antigo aluno, do Curso de Artes Visuais, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, partilhou com alunos das turmas 12.º ano de Artes Visuais e do 1.º e 2.º ano do Curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica, o seu percurso artístico e profissional, desde o ensino secundário, passando pelo curso de Arquitetura, à paixão pela ilustração e mais recentemente à escrita.
Numa conversa muito generosa e cativante, falou sobre as várias áreas do seu trabalho, explicando o processo criativo e concetual, materiais e técnicas utilizadas e aplicação dos seus projetos a uma vertente mais empresarial. A leitura e observação das ilustrações do seu mais recente trabalho, o livro “Hotel Carnaval”, escrito e ilustrado por si, foi o mote para uma pequena atividade com os alunos, que culminou na descoberta da solução de um enigma, e a oferta de um livro ao vencedor.
Foi um momento muito enriquecedor para todos os intervenientes e muito bem recebido pelos alunos, que se mostraram muito atentos e interessados em absorver toda a informação.
No final, realizou-se uma sessão de autógrafos, onde os alunos puderam falar um pouco mais com o artista, sobre o seu trabalho.
O artista disponibilizou algumas obras para estarem expostas, na Biblioteca Escolar,durante a Semana das Artes.
Um agradecimento final ao Francisco pela sua disponibilidade, generosidade e simpatia, e à Fundação Cupertino de Miranda, que muito gentilmente, ofereceu ao artista, alguns livros da sua coleção."
por Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (Abril, 2024)